sábado, 5 de novembro de 2011

Ordem Arquitétónica

Conjunto de regras técnicas e estéticas que definem as formas e as proporções dos elementos construtivos.

Escravo

Homem não-livre, sem personalidade política nem jurídica. Os escravos podiam ser propriedade pública ou privada e exerciam toda a espécie de serviços braçais e mesmo intelectuais (muitos foram pedagogos, músicos e poetas).

Meteco

Nome que designava o estrangeiro que resedia em Atenas, ainda que este fosse natural de outra pólis grega, Os metecos possuíam direitis cívis, pagavam impostos e prestavam serviço militar, mas não usufruíam de direitos políticos e não podiam ter bens imóveis, nem casar com atenienses.

Cidadão

Indivíduo que possui  a cadadania, isto é, que usufrui de direitos civis e políticos. No período clássico, em Atenas, cidadãos eram apenas os homens livres, filhos de pai e de mãe atenienses, inscritos nos demos da pólis.

Democracia

Ideologia e regime político surgido na Grécia Antiga em que a soberania é partilhada em situação de igualdade por todos os cidadãos homens, na primeira pessoa e não por delegação de poderes como hoje acontece. A democracia grega excluía as mulheres, os escravos e os estrangeiros.

Ágora

Praça pública das cidades gregas e parte essencial da pólis. Nela se concentravam as actividades sociais, económicas, religiosas e culturais; a sua função dominante era, porém, política, já que se tratava do espaço democrático por excelência.  

Pólis

Conjunto de pessoas que vive em comunidade e se auto-administra. Também pode designar a própria cidade-estado.

Sincronia

Eixo coordenador do tempo que se refere às simultaneidades de factos ou fenómenos históricos.

Diacronia

Eixo coordenador do tempo que se refere ao desenvolvimento ou sucessão de acontecimentos.

Nova História

Concepção da História, surgida a partir da revista Annales (1929), que é a primeira tentativa da História total, através da valorização de novos objectivos, como as mentalidades, os marginais, a família, a morte, o presente... A História Nova  assenta no novo conceito de documento ( tudo o que diz respeito aos seres humanos), no alargamento dos âmbitos cronológico e geográfico, no recurso a novas metodologias e na interdisciplinaridade. 

Ciências Sociais

Conjunto de ciências como a História, a Sociologia, a Antropologia, o Direito, a Economia e outras, cujo objecto de estudo são os diferentes aspectos das sociedades humanas.

Periodização

Na História tradicional , refere-se à divisão do tempo histórico em períodos mais ou menos longos, transcorridos entre duas datas ou factos mascantes. Na História nova , as periodizações são feitas a partir de critérios como : as formas de vida, as tecnologias, as mentalidades, a organização política, económica, social...

Património

Conjunto de bens materiais e culturais transmitidos pelos antepassados. O património deve ser preservado e valorizado pelo Estado e pelos cidadãos, pois constitui uma herança colectiva, nacional e da Humanidade.

Efeito

Efeito: Resultado ou consequência de um facto ou acontecimento.

A interacção entre perspectivas de História local/regional, de História nacional e de História universal pode dar-nos uma abordagem histórica mais válida, valorizando os dinamismos, complexidade dos processos de intercâmbio resultam de condicionalismos (geográficos, religiosos, culturais...) e, por outro lado produzem efeitos.

Cronologia

  • Ciência que trata da fixação das datas de ocorrência de factos históricos, das divisões de tempo, da ordem e sucessão dos acontecimentos. A cronologia assenta em convenções e regras próprias.
 
Sem a cronologia, a História não passaria de uma amálgama confusa de acontecimentos, não podendo ser compreendidos os diferentes contextos em que os mesmos foram produzidos e as respectivas interacções e evoluções.